São Paulo é 20ª colocada no ranking de saneamento do país
A cidade mais rica do país, São Paulo, é a 20ª colocada no ranking de coleta e tratamento de esgoto, conforme o Instituto Trata Brasil, que anualmente faz um levantamento sobre o saneamento básico no Brasil divulgado nesta segunda-feira (20).
São Paulo trata pouco mais da metade do esgoto que produz e ainda desperdiça muita água tratada.
As perdas de água, principalmente vazamentos no sistema, diminuíram em 2015, um ano depois da crise hídrica que secou as torneiras do estado. Mas ainda continuam preocupantes e as perdas de água chegam a 24% na cidade. Já em São Bernardo do Campo, as perdas de água tratada chegam a 36% e, em Mogi das Cruzes, a 45% do total da água.
Os dados estão no relatório do Instituto Trata Brasil, que apontou ainda uma evolução no tratamento de esgoto na Grande São Paulo de 2014 para 2015.
Na Grande São Paulo, Mauá é destaque positivo e trata 66% do seu esgoto em 2015, contra 3% apenas tratado em 2014.Em julho de 2015, a cidade inaugurou uma estação de tratamento. Guarulhos está no outro extremo: a cidade trata 3,8% do seu esgoto. No meio termo estão São Bernardo, 23%, Santo André, 31% e São Paulo, com 55% do esgoto tratado.
“Mas a cidade de São Paulo ainda está longe do que deveria tratar”, diz o presidente do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos. Ele critica a ausência da “universalização desse serviço que é tratar todo o esgoto. Esse esforço tem que ser feito não somente pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), mas pela Prefeitura de São Paulo também”, diz Carlos.