Bicicletas como meio de transporte sustentável
Benefícios para a saúde e o bem-estar
Que a prática de atividades físicas faz bem à saúde física e mental, não há dúvidas. O que muita gente ainda não sabe é que andar de bicicleta traz diversas vantagens ao bom funcionamento do corpo e da mente.
O simples fato de pedalar até o trabalho, por exemplo, já supre a falta de tempo – cada vez mais comum atualmente – para a realização de exercícios, tonificando os músculos, auxiliando na perda de peso e melhorando a respiração e a circulação, além de turbinar a disposição.
A mente é outra grande beneficiada, uma vez que pedalar promove a liberação de substâncias que garantem sensações de bem-estar, relaxamento e felicidade. Consequentemente, o organismo estimula a circulação e a irrigação de sangue para o cérebro e, como resultado, o sono ganha em qualidade, o humor melhora e as chances de ter ansiedade ou depressão diminuem.
Melhorias quanto à mobilidade humana
Também não é novidade que o trânsito é, atualmente, um dos principais problemas dos centros urbanos. Em algumas cidades brasileiras, é comum que as pessoas percam até 40 dias por ano em engarrafamentos. O volume de carros nas ruas é cada vez mais alto e, na contramão disso, as bicicletas surgem como uma alternativa bastante atrativa para quem deseja fugir dos congestionamentos caóticos.
Levando em consideração que um único automóvel ocupa o lugar de quatro bicicletas, não é à toa o esforço de várias cidades brasileiras em investir em meios, infraestrutura e segurança para fazer com que as pessoas optem pela bike como um meio de transporte viável para o dia dia.
A importância de comprar essa causa
A bicicleta como meio de transporte sustentável só traz vantagens para as pessoas, para a mobilidade e para o planeta. É claro não é do dia para noite que as bikes serão escolhidas como principal meio de transporte pela maioria das pessoas, afinal, começar a pedalar é uma cultura que envolve toda uma mudança de pensamento, de estilo de vida e de consciência em relação ao espaço urbano.
Em contrapartida, há o fato de que, hoje em dia, as cidades se mostram mais preparadas para oferecer essa alternativa com segurança e conforto para a população. Além das ciclovias, existem os sistemas de aluguel de bicicletas compartilhadas, que já fazem parte das principais metrópoles brasileiras.
Nesse cenário mais democrático, fica mais fácil considerar a alternativa, que mostra-se uma medida sustentável para o planeta e um baita ganho em qualidade de vida!
Compartilhem essa ideia, gratidão irmãos.